FAQ da Versão 3.0, Edição 2
Recomendamos que seja feita uma recertificação periódica, no máximo a cada 3 anos. Então, se você tirou o certificado há menos de 3 anos, não é necessário fazer a atualização. De qualquer forma, todos os certificados da segunda edição, emitidos a partir de junho de 2017, permanecem válidos.
Sim, a primeira edição foi encerrada em 2017. Todos que haviam se certificado na primeira edição precisam atualizar a certificação para a segunda edição. O valor para recertificação é de R$ 480,00, sendo que o valor para primeira certificação é de R$ 750,00. Para usufruir do desconto, você deve usar o mesmo email cadastrado na Redec / GBCR. Caso não se lembre do email utilizado ou não tenha mais acesso a ele, favor enviar um email para suporte@redec.com.br.
Tanto a versão 3.0 do curso EaD como a versão anterior são baseadas na segunda edição brasileira do Protocolo de Manchester. Então não há nenhuma diferença em relação à metodologia. O curso foi remodelado, para incorporar novas ferramentas didáticas como videoaulas, mini-games, trilhas complementares e novas formas de suporte aos participantes. A identidade visual também foi totalmente reformulada. E o curso agora está homologado para celulares, através de aplicativo específico. E a carga horária foi aumentada, de 30 para 40 horas.
Você tem a opção de concluir o curso na versão 2 do EaD ou passar para a versão 3. O certificado de ambas as versões permanecerá válido até o lançamento de uma nova edição do Protocolo de Manchester no Brasil. Não existe migração de progresso: como as estruturas dos cursos são diferentes, se você optar por realizar o curso na versão 3, precisa fazer o curso desde o começo. Mas o progresso que você tiver na versão 2 não será perdido: se você decidir concluir na versão 2 mesmo, pode fazê-lo sem problema.
Todas as pessoas que fizeram a inscrição no curso EaD há menos de 12 meses podem fazer a nova versão sem custo, independentemente de terem sido aprovadas ou não. Para solicitar seu acesso gratuito, por favor mande uma mensagem para suporte@redec.com.br
A edição do protocolo deve ser pensada como a edição de um livro. Enquanto não ocorrem atualizações no conteúdo, é mantida a mesma edição, mesmo que sejam feitas várias tiragens (impressão do livro). Somente quando ocorre qualquer alteração no conteúdo que é gerada uma nova edição do protocolo. Portanto, de uma edição para outra ocorrem variações, como inclusão de fluxogramas, de discriminadores e eventualmente a alteração na prioridade clínica de algum discriminador. Já a versão do curso é a formatação do programa educativo. Uma nova versão pode conter novos objetos educativos, novas estratégias pedagógicas, novas abordagens, etc. Uma nova edição do protocolo vai sempre exigir uma nova versão do curso, mas a recíproca não é verdadeira, ou seja, pode ser gerada uma nova versão do curso para uma mesma edição do protocolo. Em Maio de 2022 foi lançada a versão 3.0 do curso, baseada na segunda edição do protocolo, que está vigente desde 2017.
SIM, sempre que é lançada uma nova edição do protocolo é requerido que os classificadores de risco atualizem seu certificado. Essa atualização pode ser feita sem nenhum custo caso a nova edição seja lançada em até 1 ano da matrícula no curso. A primeira edição brasileira do protocolo foi lançada em 2007 e a segunda edição em 2017.
SIM, o seu progresso na versão 2 não será perdido e você poderá optar por concluir o curso nessa versão. Lembramos que não há migração de progresso, portanto o eventual progresso na versão 3 não será aproveitado na versão 2.
O Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR) participa do consórcio mundial de médicos e enfermeiros que possuem a missão de manter o Sistema Manchester de Classificação de Risco atualizado frente aos avanços da ciência e ao surgimento de novas evidências científicas. Não existe um período determinado de lançamento de novas edições, mas é razoável esperar que mais ou menos a cada 5 anos possa surgir uma nova versão. O intervalo da primeira para a segunda edição brasileira foi de 10 anos. Mas você não precisa se preocupar com isso, pois se for lançada uma nova edição do protocolo em até 1 ano da sua matrícula, você poderá atualizar seu certificado sem custo.
Para instalar o aplicativo do Curso Protocolo de Manchester em dispositivos Android clique aqui. Caso possua um dispositivo iOS, você pode instalar através da AppStore clicando aqui.